Luísa Margarida de Barros Portugal, conhecida como condessa de Barral, é uma nobre brasileira. desposou Eugène de Barral, conde de Barral (fr) e 4.° marquês de Montferrat, parente distante de Alexandre de Beauharnais, Visconde de Beauharnais, primeiro marido de Josefina de Beauharnais, a famosa esposa de Napoleão Bonaparte. Com o seu casamento, ela se tornou amiga e dama de companhia de D. Francisca de Bragança, a princesa de Joinville, irmã de D. Pedro II. Está no palácio pois é forte sua indicação para preceptora da recém nascida Princesa Isabel, e caso o cargo realmente lhe seja atribuído, se mudará definitivamente para o Rio de Janeiro.

A Condessa Possui personalidade exuberante, ar assertivo, inteligência e, ao mesmo tempo, além de beleza física. Dotada de cultura sólida e amiga de intelectuais e celebridades da época, como Franz Liszt e o conde de Gobineau.
Com os ocorridos recentes relativos ao Conde de Laked-Ilosef, a voluntariosa Condessa se oferece para acompanhar o grupo de formidáveis nos desdobramentos "definitivos", o que pode inclusive desbancar sua rival e também candidata a preceptora Josefina da Fonseca Costa.
Situação econômica boa
Trato Social bom
Aparência (Ótimo)
Coragem (FRACA)
Educação boa
Atletismo bom
Como Condessa, Luísa deve manter sempre a linha, ser sempre educada, e muitas vezes consegue. No entanto, atrás de toda a pompa e das boas maneiras existe uma alma de artista, sensível e criativa. A quem pertence realmente sua lealdade?